Home

Uma maneira simples e ágil de avaliar e melhorar o uso do Scrum!


Agile DMAIC é um método ágil para avaliação e melhoria do uso de princípios e práticas do Scrum. Ele pode ser usado por equipes iniciantes ou experientes, na adoção e na melhoria da utilização do Scrum.

Principais contribuições:
  • Possibilitar uma gestão quantitativa do uso do Scrum;
  • Avaliar o uso de princípios e práticas do Scrum; e
  • Identificar e tratar as causas de problemas, considerando o contexto e a necessidade dos projetos e clientes.
O Agile DMAIC utiliza princípios e técnicas do Lean Six Sigma e foca na execução, de forma iterativa e incremental, de uma simplificação do DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar). Essa execução é realizada em paralelo ao uso do Scrum e, à medida que os problemas são identificados e tratados, as melhorias são implantadas a cada Sprint.



 Visão Geral do Agile DMAIC

Visão Geral do Agile DMAIC

O Agile DMAIC é composto de três componentes:

  • DMAIC, voltado à melhoria de processos, é utilizado na definição de metas, identificação e análise de causas, implantação e controle de melhorias;
  • Checklist de avaliação do Scrum, utilizado para coletar a percepção das equipes quanto aos princípios e práticas do Scrum; e
  • Índice de medição do nível do Scrum, que avalia a adoção das práticas do Scrum.

O Agile DMAIC se baseia em coletar periodicamente a percepção da equipe (Product Owner, Scrum Master e Time de Desenvolvimento) em relação ao uso do Scrum e, a partir dessa percepção, são identificados os possíveis problemas.

Essa percepção, resultado da aplicação do checklist, é utilizada na identificação de problemas e na classificação do nível do Scrum no projeto. Em seguida, é necessário analisar as causas, definir e implantar ações de melhoria, antecipando assim, os benefícios do Scrum, como a melhoria na produtividade do time e na qualidade do produto.

7 minutos/pessoa para responder ao checklist. Não dá tempo de aborrecer! E a retrospectiva fica muito mais interessante.


O Agile DMAIC é utilizado, portanto, na definição de uma meta de melhoria no uso do Scrum, na análise de seu estado atual, na identificação e implantação de melhorias e no controle das mesmas para que o seu uso continue em contante evolução. Mais informações podem ser encontradas na dissertação de mestrado em mdcc.ufc.br/teses-e-dissertacoes/thiago-ferraz.



Treinamentos


Treinamentos sobre o Scrum e o Agile DMAIC serão disponibilizados em agiledmaic.com/treinamentos.



Sobre o Autor

http://br.linkedin.com/in/thiagoferraz
Tem 14 anos de experiência em projetos de TI, ênfase no desenvolvimento web, integração de sistemas e sistemas embarcados, atuando como engenheiro de software, líder técnico, gerente de projetos e engenheiro de soluções técnicas em empresas como o Atlântico, o GREat e a Dataprev.

É mestre em Ciências da Computação e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará, certificado em gestão de projetos e melhoria de processos como Project Management Professional (PMP) e Lean Six Sigma Green Belt, bem como certificado na gestão ágil de projetos como Scrum Master (CSM) e Product Owner (CSPO). 

Suas especialidades são a programação em Java e a gestão de projetos utilizando o PMBoK, o Scrum e o Lean Six Sigma. 

Mais informações em br.linkedin.com/in/thiagoferraz.